Atualmente existem diversos modelos de câmbio manuais e automáticos. Em poucas palavras, a caixa de câmbio é o responsável por otimizar o uso do motor para cada perfil de movimento e transferindo suas rotações às rodas. Contém engrenagens de diversos tamanhos que utiliza para ajustar a quantidade de rotações do motor, dependendo da necessidade das rodas.

De maneira geral a grande diferença entre essas duas categorias é que um sistema de câmbio manual se utiliza da embreagem para fazer esse controle enquanto os automáticos o fazem por um conversor de torque.

A embreagem possui engates que pressionam as engrenagens ao eixo principal que transfere a potência do motor às rodas. Já o conversor transmite o torque por meio do óleo hidráulico. Esse óleo é agitado pela potência do motor e faz com que as engrenagens girem. Para visualizar melhor, funciona como se pudesse um ventilador desligado em frente a um em movimento. Em determinado momento, o vento gerado irá fazer com que as hélices paradas se movimentem.

Fale Conosco

Nome*

E-mail*

Mensagem*