O evaporador é a fonte de ar frio a ser insuflado no interior do veículo. O refrigerante ao evaporar-se retira calor do ar que o atravessa. é constituído de tubos de cobre ou de alumínio com aletas de alumínio, que apresenta facilidade construtiva, porém a eficiência é baixa em relação a área ocupada. com múltiplos canais conformados em serpentina aletados em alumínio têm um despenho melhor.

Os evaporadores no ar condicionado automotivo é importante tendo-se em mente que um aumento de vazão do liquido refrigerante pode alterar o funcionamento de todo o sistema com passagem de líquido para o lado de sucção do compressor. Foram conduzidas alguns estudos para determinar modelos que mostrem as variações operacionais de um evaporador com as variações de vazão de refrigerante, a temperatura e vazão do ar que passa pelo evaporador.

Um aumento na carga térmica do sistema exigirá um aumento de vazão no evaporador, e em conseqüência o seu projeto deverá levar em considerações as variações de parâmetros de operação a que estes estão sujeitos de modo a evitar a vaporização incompleta do refrigerante.

Os evaporadores de tubos e aletas é muito baixa para a necessidade de espaço hoje encontradas nas industrias automotivas, tornando esta aplicação praticamente inexistente, em função da sua baixa capacidade de resfriamento por volume instalado.

Os evaporadores do ar condicionado automotivo que possuem placas também são confeccionados com aletas tipo chapas, mas pelo aspecto construtivo podem ter as alturas das aletas em até 50% das utilizadas nos evaporadores de serpentinas. Isto faz uma grande diferença na capacidade de resfriamento em função do volume ocupado.

O sistema de ar condicionado automotivo tem partes derivados da borracha, como anéis O’ring, mangueiras e selos retentores de compressores. Estes componentes estão sujeitos a ressecamentos e desgastes, devido ao calor do motor e coletor do escapamento, por não utilizá-lo periodicamente.

Atualmente, na maioria dos sistemas de ar condicionado de carros, existe um filtro de habitáculo, que filtra o ar que respiramos. Isto quer dizer, que o ar que respiramos é limpo, evitando que as partículas de sujeira entrem para dentro do interior do veículo, e muitas vezes, contaminando e sujando o evaporador.

Existem alguns filtros que filtra até o odor desagradável e a poluição, como o monóxido de carbono, expelido pelos veículos. Aconselhamos a verificação do filtro, a cada seis meses ou a cada 10.000 km, dependendo do nível de poluição e o ambiente frequentado pelo seu veículo.

Recomenda-se o uso de no mínimo duas vezes por semana, durante uns 10 minutos, principalmente no inverno, que usamos menos.

Cuidado! Você pode estar respirando toda essa sujeira:

Faça uma verificação no seu sistema de ar condicionado veicular, é para a sua saúde e dos passageiros.

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