O condensador no ar condicionado do veículo é um componente que condensa e estabelece a temperatura do gás refrigerante no sistema, e importante e também muito necessário para o funcionamento do sistema do ar condicionado automotivo. O condensador esta localizado em uma posição conhecida como no fluxo de ar que está na frente do radiador de arrefecimento do motor (entre a grade e o radiador do sistema de arrefecimento), na parte frontal do veículo.

O condensador automotivo é um dissipador de calor que permite que o gás refrigerante que circula no sistema de alta pressão e que está sendo descarregado pelo compressor, deposite seu calor no ar que está passando pelas aletas do condensador. No momento que desprende seu calor, o gás refrigerante é condensado.

O condensador do ar condicionado automotivo possui em sua estrutura uma serpentina e uma série de aletas para arrefecimento, por onde o refrigerante gasoso previamente comprimido e aquecido passa. O gás quando aquecido é levado para o condensador sob alta pressão, através da ligação da alta pressão, esse gás refrigerante esta aquecido a uma temperatura entre os 90°C e os 120°C, dessa forma é levado para o tubo de entrada no topo do condensador.

O condensador do ar condicionado do carro tem como principal função arrefecer o gás refrigerante e assim liquefazer estabelecendo sua temperatura para seguir até o filtro secador onde tem a umidade absorvida. Agindo como o dissipador do calor absorvido pelo fluido refrigerante do habitáculo para o meio ambiente, transformando-o do estado gasoso para o estado líquido.

Na sua estrutura a ventoinha é usada para arrefecer o refrigerante mais rapidamente, o calor que é irradiado pelo condensador é controlado por ventoinhas, conforme o sistema e o modelo do sistema. As ventoinhas são acionadas eletricamente ou por uma correia dependo do tipo e modelo e o controle é feito pelo interruptor da ventoinha de arrefecimento que possui o controle térmico no circuito de arrefecimento do motor.

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