O papel do filtro do ar condicionado (ou de cabine) dos automóveis é filtrar o ar externo, purificando o ar no interior do veículo. Ou seja, além de proteger as peças do sistema, ele também impede que odores e poeira invadam o interior do veículo através do tubo do ar.

Assim como fazemos com o ar-condicionado em casa ou no trabalho, no carro não pode ser diferente, pois o acúmulo de fungos e outros microrganismos provocam crises de alergia e problemas respiratórios. Por esse motivo os filtros do ar automotivo também precisam ser limpos e trocados.

Prazo para limpeza ou troca do filtro do ar condicionado automotivo
Não existe um prazo por quilometragem aconselhado para a troca do filtro, pois esse tempo varia de acordo com o uso do veículo e do sistema de ar condicionado. Por Como e quando trocar o filtro do ar condicionado do carro exemplo: se o motorista circula muito em cidades grandes, onde há maior poluição, o prazo para troca será menor.

É indicado que a verificação seja feita a cada seis meses. A cor do filtro quando está intacto é branca. Após a limpeza, se for verificado que ele voltou para sua cor de origem, ainda não será preciso substituir. Mas se após a limpeza, o filtro apresentar manchas escurecidas, é sinal de que ali encontram-se bactérias, então o ideal é realizar a troca.

Fale Conosco

Nome*

E-mail*

Mensagem*