Que atire a primeira pedra quem nunca esqueceu de trancar a porta do carro ao sair com pressa do veículo – principalmente se o veículo for um modelo de quatro portas. Por isso, a instalação de travas elétricas, além de comodidade, também, é sinônimo de segurança.

A instalação das travas pode ser realizada em praticamente todos os veículos. Existem no mercado travas originais, típicas para cada modelo de veículo, e também travas universais, que podem ser instaladas em qualquer automóvel.

A trava elétrica consiste em um pequeno motor que é instalado próximo à fechadura. Ele possui um interruptor e sensores elétricos que, quando acionados, trancam as portas.

Se o veículo for equipado com vidros elétricos, é possível instalar módulos para que os vidros também subam ao se travar as portas. É uma trava para cada porta.

Se forem quatro portas, serão quatro motores, sendo que o comando central fica do lado do motorista.

E para garantir segurança máxima ao veículo, é possível ainda instalar um alarme. Com isso, o motorista pode fechar as portas, subir os vidros e afastar os bandidos com apenas um botão.

O alarme veicular, aliado às travas elétricas, também oferece a comodidade de travar as portas com o carro em movimento.

Outra vantagem é quando o motorista destrava o carro pelo controle remoto e desiste de entrar o veículo. Quando isso acontece, um módulo inteligente se encarrega de travar novamente as portas.

O período de instalação das travas elétricas nas portas dura entre uma e três horas dependendo do modelo do veículo. Se for colocado também um alarme, esse tempo sobre para cerca de quatro horas.