Com visível o aumento de furtos e roubos de carros, o alarme automotivo se tornou, sem dúvidas, o mais eficaz e mais procurado acessório para segurança dos carros.
Engana-se quem pensa que somente os carros luxuosos necessitam de mais segurança. Na verdade, os modelos que os ladrões mais procuram são aqueles populares, que encontramos frequentemente nas ruas, e isso se dá pela busca maior das peças no mercado negro. Por isso, quanto mais buscado o modelo, maior a chance dele ser roubado.
Além da preocupação com o carro em si e suas peças, devemos tomar cuidado também com seu interior, os acessórios contidos nele, como aparelho de som, DVD automotivo, GPS ou central multimídia.
Pensando nisso, atualmente existem os mais diversos modelos de alarme de carro (e para motos também) garantindo sua segurança máxima. Vamos citar alguns motivos em que os alarmes são de fato itens essenciais para evitar a decepção de um carro furtado.
O alarme de carro não é somente um dispositivo que dispara um som alto para assustar os ladrões mais inexperientes. Os alarmes automotivos inclusive monitoram todos os interruptores das portas, do capô (protegendo também o motor ou câmbio), do porta-malas e a ignição.
Além disso, o dispositivo é capaz de detectar movimentos estranhos no interior do carro com sensores ultrassom e bloquear o motor de partida. Assim, nem os ladrões mais experientes terão sucesso em roubar seu automóvel, pois não será possível ligá-lo.
Pensando financeiramente, vale a pena o preço que se paga para instalar um alarme automotivo comparado com o prejuízo de um carro furtado. A qualquer momento estamos vulneráveis a uma situação desagradável, e segurança nunca é demais. Não precisamos esperar que aconteça um furto para só assim instalar um alarme, certo?
Se você está interessado em instalar um alarme automotivo, você tem duas opções: instalá-lo em uma loja especializada ou pedir o acessório de fábrica. É importante também a escolha da empresa para efetuar a sua instalação, pois um alarme mal instalado pode gerar um incêndio ou outros estragos.