No sistema do ar condicionado do veiculo a parte elétrica toma uma importância fundamental no funcionamento de todos os componentes e se caracteriza por controlar automaticamente e manter de forma proporcional o clima no interior do veículo mediante a uma programação realizada pelo usuário, sendo os comando programáveis independente da necessidade de utilizar novamente os comandos para programar outra vez ao desligar e ligar o veículo ou de mudanças climáticas.
No sistema elétrico do ar condicionado automotivo, além do conforto e a conveniência na sua programação, também trazem uma facilidade de sua manutenção e diagnósticos, essas características em constante desenvolvimento através dos seus sistemas específicos, ao serem implementado ou atualizados, buscam a satisfação e o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes.
O sistema de ar condicionado automotivo, com o passar dos anos e com a chegada de novas tecnologias, vem evoluindo muito em seu sistema elétrico. Seu estágio avançado de aprimoramento permite, através de um sistema de gerenciamento eletrônico, que a temperatura de conforto desejada pelos usuários no habitáculo seja obtida automaticamente de acordo com a programação realizada, otimizando a qualidade da personalização do clima no interior do veículo.
Este sistema no ato de sua programação utiliza como referência adquirida a programação de temperatura feita pelo usuário e proporcionará o resultado desejado, através de uma estratégia de gerenciamento eletrônico que monitora as condições de trabalho utilizando sensores distribuídos pelo veículo. Com estes parâmetros de trabalho, a unidade de gerenciamento processa e comanda os atuadores com o objetivo de controlar a dosagem dos fluxos aerodinâmicos pelo habitáculo, controlando as portinholas do ar condicionado do veiculo, reguláveis da caixa de ar.
Nesse processo que vai do gerenciamento eletrônico ao controle da dosagem dos fluxos pelo habitáculo, chega-se ao nível ideal entre ar fresco, ar aquecido e ar refrigerado para ser distribuído no habitáculo. Esta inteligente estratégia de trabalho é o motivo para todo o procedimento elétrico eficiente no ar condicionado do carro. Trata-se de um sistema de climatização do habitáculo, obtido através de um gerenciamento eletrônico que monitora diversas temperaturas de trabalho, incidência de irradiação solar, fluxo de entrada de ar fresco, volumes, bem como, sua distribuição.
As informações incluídas pelo usuário são processadas e comparadas com os valores configurados na programação da própria unidade do sistema, para determinar as ações de correção e ajustes que serão comandadas através dos atuadores que são os componentes elétricos para onde são enviados os sinais de saída do sistema de gerenciamento. Incorporado a esta mesma unidade de comando, existe uma outra unidade equipada com um display digital, que permite a operação e a programação do sistema bem como, a visualização gráfica das condições de trabalho inclusive com a possibilidade de alteração da unidade de medida de temperatura a ser utilizada o Graus Celsius Cº ou Fº – Graus Fahrenheit. Estas duas unidades de comando formam um só conjunto não podendo ser desmontadas.
Muitos sensores de temperatura do habitáculo também estão integrado a unidade de comando que funciona juntamente com um pequeno ventilador exaustor. Este componente do sistema atua com o objetivo de impedir que as temperaturas do painel e da própria unidade, interfiram nas informações do sensor.
Em conjunto do o sistema elétrico do ar condicionado do carro também observamos um procedimento de auto-diagnóstico onde permite o monitoramento constante das condições de trabalho dos seus componentes armazenando eventuais irregularidades, na sua memória de avarias. Este recurso permite facilidade de diagnósticos através dos Scanners automotivos bem como, a visualização de eventuais irregularidades através do display, da unidade. No entanto, se a falha não é corrigida o sistema de gerenciamento adota uma estratégia de emergência que garante a operação do climatizador num modo especial de trabalho.