A instalação do kit de Gás Natural Veicular (GNV) é simples e requer apenas a manutenção básica, porém com maior frequência do sistema de ignição (cabos e velas) e do filtro de ar. Em carros com o kit GNV, esses componentes sofrem maior desgaste, diminuindo sua durabilidade. “Deve-se trocar o filtro de ar a cada 10 mil km e as velas, entre 15 mil e 20 mil km.
Esse cuidado a mais se deve porque o GNV possui características diferentes da gasolina e do álcool. A principal mudança é a temperatura de combustão mais elevada, exigindo mais dos componentes de ignição da maioria dos carros. Em alguns modelos, deve-se verificar com mais frequência a tampa do distribuidor, rotor e bobinas.
Com os cabos e velas de ignição desgastados (os condutores de faísca), o carro movido a GNV tende a perder a potência (mesmo com o variador de avanço), a falhar e a consumir mais combustível. Para não comprometer o rendimento do carro, recomenda-se que a vela nunca esteja com menos de 50% da sua capacidade. Filtro de ar sujo também diminui a potência do carro, que precisa trabalhar com a mistura ideal de ar/combustível (no caso, o gás).